segunda-feira, 2 de maio de 2011

Cinco dicas para fazer negócios por meio do Facebook

1. Crie algo único
Ele destaca que as empresas não podem replicar o mesmo modelo de vendas de um site tradicional para o Facebook. As ofertas precisam estar adaptadas ao ambiente.

“Considere oferecer promoções exclusivas no Facebook ou deixe os produtos disponíveis [na rede social] antes deles chegarem às lojas”, indica o especialista.

2. Estimule a colaboração

Sean ressalta que o grande segredo do sucesso das redes sociais é a possibilidade das pessoas interagirem e colaborarem nesses ambientes. Assim, as empresas que querem chamar a atenção dos clientes para suas lojas no Facebook precisam assumir essa postura e estimulá-la.

O mais importante, de acordo com o especialista, é criar mecanismos que incentivem a divulgação boca-a-boca na rede social. “As lojas que oferecem listas de desejo, experiências colaborativas de compra e estimulam a colaboração no Facebook irão, provavelmente, ver um aumento no tráfego e nas vendas”, analisa.

3. Gere uma experiência exclusiva
As pessoas gostam de se sentir importantes nas redes sociais, afirma o CEO da ShopVisible, explicando que isso acontece quando os usuários têm acesso a informações privilegiadas e podem convidar outros para fazer parte de um seleto grupo nesses ambientes. Assim, ele aconselha que as empresas que têm lojas no Facebook deixem os seus clientes ou seguidores serem os primeiros a acessar novas campanhas, peças de edições limitadas e produtos exclusivos.
 
4. Invista em segurança e privacidade
Boa parte dos consumidores desiste de entrar em uma página do Facebook quando, logo de cara, ela pede a permissão para usar os dados dessa pessoa, de acordo com Sean. A dica do especialista é se preocupar em, sempre que exigir que o usuário instale um aplicativo, informar a ele quais os dados específicos que serão monitorados pelo programa.

 
5. Facilite a navegação
“Não quer perder seu cliente? Se assegure que sua loja no Facebook é fácil e intuitiva para navegar”, pontua Sean. “Os usuários não devem gastar mais de dois ou três ‘cliques’ para descobrir o produto que eles estão procurando”.

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